Conheça toda alinha de produtos SOFRIO!

Somos revendedores RINNAI!

Aquecimento de água para sua casa ou empresa!

Você sabia que a Sofrio possui toda uma linha de produtos voltados para aquecimento? Sim nós temos!

O aquecedor a gás não utiliza energia elétrica para seu funcionamento. Para fornecer água quentinha, esse modelo usa gás natural (GN), o de rua, ou gás liquefeito de petróleo (GLP), a versão de botijão.

O produto geralmente fica na área de serviço. Lembrando que a instalação deve ser feita sempre por um profissional.

Conhecido como aquecedor de passagem, devido ao seu método de funcionamento. O aquecedor a gás possui queimadores parecidos com os dos fogões, que aquecem a água que passa pelo seu interior, fazendo com que ela saia pronta para uso.

Usado em residências ou apartamentos, geralmente esse modelo é instalado na área de serviço e atende um ou mais pontos da residência ao mesmo tempo.

Por ser a gás, esse tipo de aquecedor é uma boa opção para reduzir a conta de energia elétrica!

Os aquecedores a gás produzem fumaça e gás carbônico (CO²)  que precisam ser eliminados na exaustão. Por isso o sistema de exaustão tem que ser seguro e eficiente. O CO² deve ser conduzido por meio de um duto para uma área externa, ao ar livre, evitando qualquer risco para os residentes no local de instalação. Se inalado por longo período, o CO² é tóxico e perigoso, podendo causar dor no peito, dor de cabeça, fraqueza, tontura, vômito ou até a morte.

 

Nos aquecedores a gás existem dois modelos, com diferentes sistemas de exaustão: a natural e a forçada.

1- Exaustão Natural

Nos modelos de aquecedor a gás com exaustão natural, os gases queimados são conduzidos naturalmente para cima por meio do duto de exaustão e sem nenhum auxílio. Não podem ser usados em apartamentos acima do quarto andar porque o vento em altas altitudes tende a ir de encontro à parede do prédio, ganhando velocidade e podendo bloquear a saída dos gases pelo duto de exaustão.

2- Exaustão Forçada

Os aquecedores a gás de exaustão forçada possuem uma ventoinha que força a retirada de CO2, soprando esses gases para fora do equipamento, o que torna esse método mais eficiente e seguro do que o método de exaustão natural.

Os aquecedores a gás digitais possuem exaustão forçada, podem ser instalados em edificações acima do quarto andar e são ligados à energia elétrica. São mais compactos e modernos, mas possuem uma limitação: não podem ser utilizados em residências com água direto da rua.

Acessórios para instalação de aquecedor de água a gás

Todo modelo de aparelho a gás requer a compra de acessórios para a sua instalação: flexível para entrada de água, flexível para entrada de gás, registro para gás e flexível para saída de água quente.

Esses acessórios servem para levar água fria e gás para o aquecedor e devolver água quente para a tubulação. Eles estão disponíveis em dois diâmetros diferentes: 1/2 polegada e 3/4 de polegada.

Já se seu aparelho possuir uma capacidade acima de 34 litros por minuto, use o flexível e registro de gás de 3/4 de polegada e verifique nas especificações técnicas do seu aparelho qual o diâmetro dos flexíveis de água, se de 1/2 polegada ou 3/4.

Para os flexíveis, você também deve escolher o comprimento, e isso vai depender da distância entre o aquecedor e os pontos de entrada da tubulação. Existem flexíveis de 30 e 40 cm de comprimento.

×